SISU – Veja como é calculada a nota de corte e inscrição

SISU – Os estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio, certamente já estão ansiosos para a chega de um novo Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido popularmente pela sigla Enem.

É por meio da nota obtida na prova deste exame que estes jovens conseguem a sua ingressão à instituições de ensino superior por meio de bolsas de estudo oferecidos por programas educacionais criados pelo governo brasileiro.

Os principais deles deles são o ProUni (Programa Universidade para Todos), este que oferece bolsas de estudos parciais ou integrais em Unidades privadas de ensino superior e temos também o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), pelo qual os estudantes podem ter acesso à vagas em instituições de ensino superior públicas.

O artigo abaixo foi desenvolvido especialmente para ajudar aqueles alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio, e que desejam ingressar em uma boa faculdade através dos programas citados acima. Portanto, continue a leitura do texto para entender como realizar a sua inscrição Sisu.

Nota de Corte do Sisu 2018

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um sistema informatizado pelo qual estudantes que obtiveram uma boa pontuação no Enem conseguem ingressar em instituições de ensino superior públicas. Nele o candidato pode escolher até duas opções de cursos, estas que logo serão analisadas pelo programa e selecionará as melhores avaliações dos alunos cadastrados no concurso, com base na nota de corte da instituição.

Para aqueles que não sabem do que se trata a nota de corte SISU, basta entender que ela é um parâmetro usado para escolher o estudante que alcançaram uma pontuação acima de um valor Y, em dois tipos de concorrência. São elas a: Ampla e de Cotas. Ainda não entendeu? Acompanhem o exemplo:

Um curso tem uma nota de corte de 720 pontos. Portanto o aluno deverá ter atingido uma pontuação acima de 720 no Enem para que possa ser selecionado na primeira chamada.

Esta nota é calculada da seguinte forma: Soma-se as notas das 5 provas realizadas no exame e dividem o valor total por cinco. O resultado obtido será o número real da sua pontuação. Este calculo é realizado como critério de desempate para alunos que concorrem a uma vaga de ampla concorrência e não fazem o uso de políticas afirmativas.

O segundo maneira pelo qual o cálculo é realizado é um pouco mais complexa, isto ocorre pelo fato de algumas universidades darem prioridades às notas maiores em alguma matérias específicas, e estas pontuações são distribuídas e adicionadas ao cálculo no momento em que os resultados finais são estimados. Este segundo modo é conhecido como notas de peso.

Como se inscrever no Sisu

Realizar a sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada é muito simples, basta acessar o site do programa e selecionar a instituição de ensino em que deseja se matricular. Você deverá selecionar se deseja recorrer às vagas de política afirmativa, estas que são direcionadas àqueles considerados como afrodescendentes, indígenas, participantes que concluíram o ensino médio em instituição pública, etc… Ou até mesmo escolher se vai concorrer às vagas de ampla concorrência.

Depois de informar todos os dados solicitados e ter realizado a inscrição, basta aguardar enquanto o Sisu selecionará as opções de cursos que mais se adequem à sua escolha. É importante também ficar sempre atento ao período em que são abertas as inscrições para não perder a oportunidade.

Agora que você acompanhou estas importantes informações a respeito do Sistema de Seleção Unificada, não deixe de estar acessando o site oficial para se informar ainda mais a respeito dos cursos oferecidos. Em caso de dúvidas, deixe o seu comentário logo abaixo.